Rastreio Auditivo


Como saber se deve fazer o rastreio auditivo?

Existem sinais iniciais que podem indiciar audição reduzida. A existência de algum destes problemas com regularidade indica a necessidade de realizar o rastreio auditivo:

1)     Dizer «O quê?» ou «Como?» com frequência;

2)     Ter dificuldade em acompanhar uma conversa de grupo;

3)     Aumentar o volume da televisão ou do rádio acima da preferência dos outros;

4)     Equívocos frequentes ao falar ao telefone;

5)     As pessoas parecem estar sempre a murmurar ou a falar baixinho;

6)     Alguém próximo já manifestou preocupação com a sua audição.

Quais os tipos de perdas de audição?

Existem três tipos principais de perda auditiva: condutiva, neurosensorial e mista. Cada tipo afeta uma parte diferente do ouvido e pode ser resultado do envelhecimento, acumulação de cera no ouvido, exposição a sons altos, alguns medicamentos e estruturas internas do ouvido danificadas.

 

Como é realizado o rastreio auditivo?

O rastreio auditivo inclui a otoscopia e a realização do audiograma.

A otoscopia consiste num exame visual directo do canal auditivo externo e do tímpano, utilizado para diagnosticar várias patologias (inflamações, infecções, corpos estranhos, tampões de cerúmen, etc.).

Frequentemente, utiliza-se um otoscópio eléctrico que consiste num espéculo que se introduz no ouvido externo, numa lâmpada, num sistema de lentes que concentram o feixe de luz e numa lente de aumento que amplia as imagens.

 

O audiograma permite determinar a capacidade de ouvir sons. Os sons variam de intensidade e frequência. O audiograma pode ser realizado num local com baixo nível de ruído, utilizando auscultadores que são colocados no utente e através dos quais este ouve os diversos sons a intensidades e frequências diferentes.

Os resultados obtidos permitem determinar a intensidade mínima a que o utente consegue ouvir os diversos sons nas várias frequências.

O que é um aparelho auditivo?

Um aparelho auditivo é um equipamento electrónico que amplifica o som, alto o suficiente para que seja ouvido por um indivíduo com comprometimento auditivo. É constituído por um microfone, um amplificador e um receptor.